Universidade Aberta
5º Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
Prof. Lúcia Amante e Prof. Mª João Silva

Reflexão final

     Embora, no início do semestre, tivesse hesitado entre as duas opções possíveis, congratulo-me pela escolha que fiz – Media Digitais e Socialização, por algumas razões:


  • Os recursos estudados melhoraram muito o meu conhecimento sobre literacia digital!

    • As conclusões a que chegámos em conjunto, através dos fóruns, abriram-me horizontes para a implementação de trabalho colaborativo com outros docentes na BE.

      • As aprendizagens realizadas, ao longo da unidade, facilitaram-me o trabalho da última actividade da disciplina de Educação na Sociedade Actual.

        • A construção deste portfólio em formato blogue, no final, obrigou-me não só a arrumar as ideias e os materiais mas também a reflectir sobre uma situação que ocorre diariamente nas nossas BEs – a influência e potencialidades dos media digitais nos processos de ensino – aprendizagem e de construção da identidade dos adolescentes!

        • Como tinha pouca experiência na construção de blogues (este foi o 2º que fiz), descobri novas potencialidades àcerca desta ferramenta digital.
             O único constrangimento que senti (que fui ultrapassado com o treino) foi idêntico em todas as outras unidades curriculares do curso – estudo de textos em Inglês. Esta dificuldade atenuou-se com o trabalho colaborativo que marcou toda a metodologia desta disciplina. Igualmente pertinentes me pareceram as chamadas de atenção, mais ou menos individualizadas, da Professora Mª João face ao ritmo e aos resultados dos nossos trabalhos.

             Termino o semestre um pouco mais fascinada por este “admirável mundo dos media” que habitualmente percorria com uma perspectiva utilitária…

Nenhum comentário:

Postar um comentário