Universidade Aberta
5º Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares
Prof. Lúcia Amante e Prof. Mª João Silva

Análise de Marcas Identitárias em Sites Sociais de Jovens

     Terminámos os nossos trabalhos nesta unidade curricular com a construção de uma grelha de análise de um site social de jovens. O meu grupo escolheu para análise 6 sites de jovens alojados no Facebook. Segue-se a grelha e as conclusões que retirámos.



     Destaco esta breve intervenção da Isabel, brilhantemente ilustrada, sobre a nova realidade emergente dos nossos dias - os amigos virtuais!

Gostei de ler as vossas apreciações à análise que fizemos e li com muito agrado um pensador que desconhecia.
É com satisfação que constato o facto de ambos continuarem a ver e a acreditar nas relações sociais dos nossos jovens offline, já que no ambiente virtual tudo se afigura sem consistência, efémero e até icónico.
No fim, considero que eles, tal como nós, sentem a falta da presença física, dos afectos, do calor humano nas relações de amizade.
Os tempos mudam mas a alma humana e as suas necessidades e aspirações mantêm-se, felizmente! Neste aspecto, não são apanhados na rede...!
Isabel Trabucho



     Por dar uma breve mas abrangente visão sobre as redes sociais online, transcrevo a pesquisa que coloquei no fórum.

     Ainda sobre a importância das redes sociais, gostaria de acrescentar que, ao fazer uma rápida pesquisa no nosso pequeno glossário, encontramos 4 termos que se lhes referem:
Cyberbullying - Redes sociais da Internet […] têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação.
Digital dossier - compilação de toda a espécie de informação coligida e guardada em suporte digital […] colocados em redes sociais ou outras.
Personalization (Customization) - A capacidade de um utilizador de alterar, adicionar ou remover funcionalidades nas páginas pessoais de plataformas das redes sociais para se adaptar ao seu gosto.
WEB 2.0 - Web 2.0 é um termo criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,[…] envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais […]. A Web 2.0 pode ser definida como uma nova atitude e uma nova forma das pessoas se relacionarem com a Internet.

Reflexão:
     Embora os sites dos jovens portugueses não correspondam às minhas expectativas, gostei particularmente desta actividade que me permitiu conhecer alguns conteúdos que eles constroem online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário